Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Ciclo de Sessões de Divulgação, abertas ao público

Ciclo de Sessões de Divulgação, abertas ao público

 

 

Fundo de Emergência Municipal

 

Estão abertas as candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal, a apresentar pelos municípios (enquadrados pela RCM nº 148/2017 de 07 setembro, publicada na Iª série de 02 de Outubro), que pretendam obter apoio financeiro com vista à reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos municipais de suporte às populações, na sequência dos incêndios florestais ocorridos ou que venham a ocorrer no ano de 2017.

 

 

 Ler mais >>

 

GICS - Sessão Técnica de Esclarecimento

Convite

Parlamento Europeu e Comissão Europeia, organizam Conferência de alto nível

Parlamento Europeu

"PACTO de AUTARCAS para o CLIMA e a ENERGIA."

O Presidente do Parlamento Europeu tem a honra de anunciar a realização da conferência de alto nível “Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia: 10 anos volvidos, que resultados e quais os próximos passos?”, em Bruxelas, no dia 22 de Fevereiro.

Coorganizada pelo Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, a conferência conta com a participação do Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, do Presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, do Vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, do Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O debate focará o desempenho, desde 2008, de 9.200 órgãos do poder local no que toca à consecução dos compromissos inscritos no Pacto de Autarcas, na senda dos objetivos traçados pela União Europeia em matéria de clima e de energia.

O evento será transmitido via Internet através do sítio European Parliament live: http://www.europarl.europa.eu/ep-live/en/other-events/video?event=20180222-0900-SPECIAL-UNKN e Multi-device: http://web.ep.streamovations.be/index.php/event/stream/180222-0900-special-covenant-ofmayors


O programa (em inglês) está disponível em: https://drive.google.com/file/d/1FucHK0jNAm2nHqWxMbXmHMmQMp94xk5/view

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL - Uma iniciativa da Comissão Europeia

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL

No âmbito da parceria entre o IAPMEI e a COMISSÃO EUROPEIA, foi lançada a décima segunda edição dos PRÉMIOS EUROPEUS de PROMOÇÃO EMPRESARIAL ( EUROPEAN ENTERPRISE PROMOTION AWARDS- EEPA ), iniciativa da Comissão Europeia dinamizada em 31 países.

O IAPMEI é, desde a primeira edição, o coordenador nacional para esta iniciativa.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, lançados em 2005, visam identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do setor público a nível local, regional e nacional, no criar de condições que estimulem projetos indutores de mais desenvolvimento empresarial e de mais empreendedorismo.

Portugal encontra-se no conjunto dos países que detêm, até ao momento, mais galardões atribuídos pela Comissão Europeia, sinal do dinamismo e do investimento que o país, as regiões e as cidades estão a fazer em prol de desenvolvimento do ecossistema empreendedor nacional.

Ao longo destes 12 anos, foram vários os projetos portugueses premiados pela Comissão Europeia em diversas categorias, com visibilidade e impactos acrescidos para os respetivos projetos e promotores. São exemplo disso a “ Empresa na Hora”,o “Douro Boys”,o projeto “ Portuguese Shoes- The sexiest Industry in Europe”, o  “Lisboa Empreende” e o conhecido “ Estatuto PME Líder”, eleito como melhor projeto na categoria “ Desenvolvimento do ambiente empresarial”.

Candidaturas até 9 de abril de 2018.

Ciclo de Sessões de Divulgação, abertas ao público

Ciclo de Sessões de Divulgação, abertas ao público

A Autoridade de Gestão do ALENTEJO 2020 promove durante o mês de fevereiro, sessões de divulgação do "Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva e ao Empreendedorismo Qualificado", em colaboração com as Comunidades Intermunicipais (CIM) e os Núcleos Empresariais (NER).

Abrangendo todo o território NUTIII, as sessões decorrerão no seguinte calendário:

Dia 20 | 10:00h | Santarém

Dia 21 | 11:00h | Portalegre

Dia 21 | 16:00h | Évora

Dia 22 | 10:00h | Beja

Dia 22 | 14:30h | Santiago do Cacém

Inauguração da Requalificação da Estação da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar no Alentejo

Consulta pública sobre fundos da UE no domínio da coesão



A Comissão Europeia abriu recentemente uma consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão para além de 2020, que se encontra aberta até 8 de março de 2018.

Esta consulta tem por objectivo recolher os pontos de vista de todas as partes interessadas sobre a forma de tirar o melhor partido do orçamento da UE.

Após o período de consulta, a Comissão resumirá as respostas e tomá-las-á em consideração aquando da elaboração de propostas para o quadro financeiro plurianual pós-2020, bem como para a próxima geração de programas de financiamento da coesão europeia.

Paralelamente a esta, a Comissão lançou uma série de consultas públicas que cobrem todo o espectro do financiamento futuro da UE nas seguintes áreas: Investimento, Investigação e Inovação, PME e Mercado Único; Migrações; Segurança; Infraestruturas estratégicas; Valores e Mobilidade.

As contribuições podem ser enviadas em qualquer das línguas oficiais da UE, estando o questionário disponível em 23 idiomas.

Informações completas, bem como o questionário, podem ser encontrados em: https://ec.europa.eu/info/consultations/public-consultation-eu-funds-area-cohesion_en

Assinado protocolo para a Agenda Regional da Economia Circular

Assinado protocolo para a Agenda Regional da Economia Circular

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Pereira Grilo, assinou, na presença do Sr. Ministro do Ambiente, no passado dia 31 de Janeiro, em Coimbra, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental.

Este protocolo foi igualmente assinado pelos restantes Presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Está prevista a atribuição de uma verba de 70 000 euros para 2018, para cada Região.

O Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), aprovado por Resolução de Conselho de Ministros, de 23 de Novembro de 2017, prevê o desenvolvimento de AGENDAS REGIONAIS, desenvolvidas pelas CCDR, nas quais deverão ser definidas as estratégias de transição e aceleração para a ECONOMIA CIRCULAR que melhor se adequam ao perfil socioeconómico de cada uma das regiões em causa.

O FUNDO AMBIENTAL tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

As Agendas Regionais estão integradas no Plano de Ação para a Economia Circular, sendo que no caso do Alentejo, o processo de elaboração da mesma se encontra já numa fase muito adiantada, dado que começou há cerca de um ano, com a criação do Fórum para a Economia Circular do Alentejo ( FECA), o qual reúne já mais de 70 parceiros públicos e privados, e 5 grupos de trabalho coordenados por diferentes entidades regionais e nacionais.

Já está a ser desenvolvido um conjunto alargado de projetos nesta área, que serão agregados no Laboratório de Economia Circular do Alentejo, que terá a sua sede física no Instituto Politécnico de Portalegre.

A assinatura deste Protocolo vem legitimar o trabalho que se tem vindo a desenvolver, nomeadamente no Alentejo, regulando os termos e condições de natureza técnica e operacional a promover entre o Fundo e as CCDR’S, com vista ao desenvolvimento de ações e iniciativas definidas e assumidas pelo conjunto de agentes governativos, económicos e sociais, regionais e  locais.

Todas as Entidades interessadas poderão ainda integrar, como parceiros, o FECA e os respetivos grupos de trabalho, bastando para o efeito enviar um mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Subcategorias