Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Iniciativa JESSICA já criou 177 postos de trabalho no Alentejo

 

12.01.2017

O Fundo JESSICA Portugal reuniu o seu Comité de Investimento, presidido pelo Presidente da Comissão Directiva do Alentejo 2020, Roberto Pereira Grilo, no dia 11 de Janeiro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Nesta reunião, foi abordado o ponto de situação da execução dos FDU - Fundos de Desenvolvimento Urbano, e debatidas algumas questões de ordem técnica referentes ao Fundo JESSICA. Foi ainda analisado o Relatório Final do Estudo de Avaliação dos Impactos do Fundo JESSICA.

Na Região Alentejo, já foram financiados 25 projectos, com financiamento JESSICA total de 53 Milhões de euros, desde equipamentos culturais, sociais, turísticos e de energia, que criaram 177 postos de trabalho. Trata-se de projetos sustentáveis, enquadrados nas estratégias de desenvolvimento localmente desenhadas, criadores de riqueza.

A iniciativa JESSICA, desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), tem comprovado a aceitação do financiamento da reabilitação urbana através de instrumentos de engenharia financeira - que desafiam os promotores de investimentos e as entidades financeiras gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano a utilizar mecanismos reembolsáveis para viabilização de investimentos.

O Fundo JESSICA gere 132,5 Milhões de euros de fundos comunitários e nacionais, alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano, para um montante total de financiamento disponível de mais de 300 milhões de euros.

Sob o lema de “O crescimento começa nas Cidades”, os fundos JESSICA já financiaram cerca de 215 milhões de euros em mais de 47 cidades portuguesas, alavancando um total de 430 milhões de euros em projetos sustentáveis.

 

 

 

 

 

+ Notícias