Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Redes e parcerias internacionais

 

A localização geográfica da Região Alentejo, na periferia da Europa, obriga a um esforço suplementar para alcançar os objetivos da integração europeia, muitas vezes só conseguido através da exploração das complementaridades e das potencialidades de Regiões similares que partilham as mesmas problemáticas, aumentando, assim, a capacidade de afirmação dos interesses e a obtenção de objetivos comuns.

Neste contexto, o Alentejo integra um diversificado leque de organizações internacionais, desempenhando funções nos respetivos órgãos de gestão, ou participando enquanto região-membro. Estão nestas circunstâncias participações nas seguintes organizações e redes de cooperação:

 

A Assembleia das Regiões Fronteiriças da Europa - ARFE, de que o Alentejo é membro desde 2007 e que dedica a sua atenção aos problemas e à defesa dos interesses das mais de 90 regiões de fronteira suas associadas (www.aebr.eu)

A Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa - CRPM, que agrega cerca de 160 regiões costeiras de 28 países da Europa; O Alentejo participa ainda em duas Comissões de carácter geográfico criadas no contexto da CRPM para abordagem de problemáticas específicas (www.crpm.org).

A Comissão do Arco Atlântico - CAA, que compreende 27 regiões desde a Andaluzia até à Escócia e que visa a abordagem de medidas de coesão e debate em torno de temas estratégicos como, no caso em que se insere o Alentejo, a política de transportes, nas suas vertentes internas e externas, intermodalidade, transportes marítimo, entre outros. A CCDR Alentejo e a CCDR Norte coordenam um Grupo de Trabalho constiotuido no seio desta Comissão geográfica dedicado ao Turismo e Cultura Atlântica.(www.arcatlantique.org).

A Comissão Intermediterrânea -CIM, fórum de discussão europeu em grupos de trabalho que abordam diferentes temáticas, como por exemplo as energias renováveis, no quadro do qual o Alentejo tem tido um papel interventivo de grande interesse (www.medregions.com).

A Rede Europeia de Regiões para um Turismo Sustentável - NECSTOUR, cuja atividade está dirigida para a promoção de formas sustentáveis de turismo, através da coordenação de políticas, redes de boas práticas e aproveitamento de fundos comunitários adequados (www.necstour.eu).