Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Prioridades Estratégicas Regionais

 

A elaboração da visão estratégica para o desenvolvimento económico e social do Alentejo passa pela identificação de um conjunto restrito de ideias estruturantes e induz uma visão de mudança com vista ao aproveitamento das oportunidades de afirmação competitiva e sustentável da região.

Perante uma região diversa mas com desafios comuns, o Alentejo apresenta diversidades internas que devem ser consideradas na definição da estratégia de desenvolvimento, com particular acuidade para a articulação entre a melhoria da competitividade e a promoção da coesão territorial.

A Estratégia de Desenvolvimento Regional para o Alentejo é enquadrada pelas orientações comunitárias e nacionais para o período 2007/2013 e assume com principais linhas de desenvolvimento a renovação do modelo económico e a consolidação e valorização dos investimentos estruturantes, de forma a dar um novo impulso à competitividade e ao crescimento económico.

Numa perspectiva pós 2013 há que continuar a aprofundar as opções estratégicas regionais, particularmente na melhoria da competitividade, do emprego e da coesão intrarregional, devendo as iniciativas e medidas que vierem a ser concretizadas estar em linha com a estratégia europeia. "EUROPA 2020 - Para um Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo", aprovado pelo Conselho Europeu de 17 de Junho de 2010.