Realizou-se no dia 24 de maio, a primeira sessão de trabalho do Instrumento Territorial Integrado (ITI) ÁGUA E ECOSSISTEMAS DA PAISAGEM, na Casa de Povo de Santa Clara, em Odemira.
A CCDR Alentejo, em articulação com a CCDR Algarve, desenvolveram o Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas da Paisagem com o objetivo de responder aos desafios gerados por estas temáticas, que assolam este território.
Ao nível do ITI destacam-se 3 vertentes principais: os recursos hídricos; os ecossistemas terrestres e ambiente e as pessoas e território.
Perspetivam-se mais sessões de trabalho, nomeadamente com o seguinte agendamento:
Estas sessões visam essencilamente a preparação do Plano de Ação previsto nos Programas Regionais do Alentejo e do Algarve, cujos investimentos permitirão sustentabilidade, resiliência e competitividade dos recursos, das comunidades e dos territórios de fronteira do Alentejo e do Algarve, sensíveis às alterações climáticas e à desertificação, com particular impacto na disponibilidade hídrica e na biodiversidade.
O ITI envolverá um montante total de 50 Milhões de Euros (M€), envolvendo cerca de 20 M€ de fundo do Programa Regional Alentejo 2030, o que permitirá o desenvolvimento de projetos em áreas como: a proteção ambiental e dos ecossistemas; a disponibilidade hídrica e uso eficiente da água; a economia verde e circular; a investigação e inovação; a valorização e revitalização económica e social e a capacitação e sensibilização.
Para mais informação poderá consultar o Programa AQUI