Encontra-se a decorrer, hoje, dia 7 de setembro, no Cine Teatro Grandolense, um importante evento sobre a “Instalação do Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral”.
O Fundo para a Transição Justa (FTJ) tem como finalidade, permitir às regiões e às pessoas abordar os impactos sociais, económicos e ambientais da transição para as metas energéticas
e climáticas da União Europeia para 2030 e para uma Economia com impacto neutro no clima até 2050, tal como previsto no Acordo de Paris.
A Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 é a gestora do FTJ do Alentejo Litoral, tendo para o efeito desenvolvido um Plano Territorial para a Transição Justa (PTTJ),
no qual estão refletidos os propósitos, os caminhos e as metas a alcançar.
A criação do Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral, servirá para a monitorização e implementação do FTJ, tendo a CCDR Alentejo, I.P na sua coordenação.
Este Observatório reunirá entidades que assegurem o conhecimento e a representatividade deste território.
Do trabalho levado a cabo pelo Observatório deverá resultar um barómetro periódico da qualidade de vida no Alentejo Litoral e uma plataforma digital colaborativa, que irá integrar entidades empregadoras, entidades formadoras e a comunidade do litoral alentejano.