Realizou-se na Universidade de Évora nos passados dias 11, 12 e 13 de setembro a 40ª Conferência Internacional da CIOSTA (Comissão Internacional para a Organização e Segurança do Trabalho em Agricultura) e da Secção V do CIGR (Associação Mundial de Engenharia Rural). Esta prestigiada Conferência, subordinada ao tema “Sustainable Socio-Technical Transition of Farming Systems”, foi organizada pelo Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora com a colaboração do MED (Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento)
O evento contou com a participação de delegados de diferentes nacionalidades, dos cinco continentes, e oriundos não só de Instituições do Sistema Científico e Tecnológico, como também da Industria ligada ao setor agropecuário, o que contribuiu para uma discussão mais abrangente e agregadora dos principais tópicos inerentes à Agricultura e áreas afins.
A Abertura do evento foi presidida por uma mesa composta pela Reitora da Universidade de Évora, Prof.º Hermínia Vilar, pela Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Eng.ª Carmem Carvalheira, pela Diretora do MED, Prof.ª Fátima Baptista, pelo Presidente Eleito do CIGR, Prof. Claus Sorensen e pelo Presidente do CIOSTA, Prof. Vasco Fitas da Cruz.
O evento, repartido em sessões técnica e em sessões científicas, serviu como excelente polo para a apresentação dos principais temas mais atuais para o setor agroalimentar tais como, Agricultura de Precisão, Bem-Estar Animal e Zootecnia de Precisão, Condições de Trabalho dos trabalhadores agrícolas, Digitalização em Agricultura e Sustentabilidade e Economia Circular.
O evento terminou com uma visita técnica ao Lagar de Vale Travessos e ao empreendimento de fins múltiplos do Alqueva.