No âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios 2023 (EURegionsWeek) e ao longo de quatro dias, representantes das regiões e municípios dos 27 Estados-Membros tiveram a oportunidade de dar a conhecer a sua capacidade de acrescentar valor para a política de coesão e boa governação europeia.
A CCDR Alentejo, I.P., através da Divisão de Cooperação e Promoção, acompanhou várias sessões de trabalho dedicadas a:
• Regiões em transição pós-industrial
• Reter talentos para o crescimento regional
• Impulsionar o crescimento de pequenos e médios centros urbanos
• Quebrar barreiras à cooperação transfronteiriça
• Mudança energética local para segurança e sustentabilidade
• Promover a inovação social
A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é o maior evento anual com sede em Bruxelas dedicado à política de coesão.
Cresceu e tornou-se uma plataforma neutra para discutir desafios comuns para as regiões e municípios da Europa, reunindo uma comunidade diversificada de oradores e participantes.
A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios tem como objetivos:
– Discutir desafios comuns para as regiões e municípios da Europa e examinar possíveis soluções, reunindo políticos, decisores, especialistas e profissionais da política de coesão, bem como partes interessadas das empresas, da banca, das organizações da sociedade civil, do meio académico, das instituições da UE e dos meios de comunicação social.
– Fornecer uma plataforma para o desenvolvimento de capacidades, aprendizagem e intercâmbio de experiências e boas práticas para aqueles que implementam a política de coesão da UE e gerem os seus instrumentos financeiros.
– Facilitar a cooperação e o networking entre regiões e cidades.
– Contribuir para o debate sobre a política de coesão da UE num contexto mais amplo, incluindo pesquisas recentes e opiniões de países terceiros e organizações internacionais
O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Alves Cordeiro referiu no seu discurso de abertura que a Europa precisa de «políticas pensadas tendo como foco central as regiões e cidades e de uma democracia revigorada através do reforço da coesão».
Igualmente na sessão de abertura, a Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira frisou que nesta 21ª edição, estiveram presentes cerca de 7.000 participantes de toda a Europa, em 308 eventos diferentes, com mais de 1000 oradores, onde foram discutidas as diferentes perspetivas de desenvolvimento regional e urbano.
O lema deste ano da Semana Europeia das Regiões e Municípios “Regiões prósperas, Europa mais forte” refletiu a sua firme convicção de que, para que a Europa prospere, cada uma das nossas regiões deve prosperar.
Referiu ainda que a Política de Coesão mantém a Europa unida. Sem ela, o mercado interno tal como o conhecemos não se manteria.
É também a política que está mais próxima dos cidadãos da União Europeia (UE), proporcionando-lhes uma demonstração tangível do valor acrescentado da UE.
À medida que a Europa constrói um novo futuro, a Política e a lógica de Coesão devem ser uma parte essencial da sua construção!