A Vice-Presidente da CCDRA, I.P. Carmen Carvalheira esteve presente na abertura do seminário “Caminho para a eficiência nos serviços de águas no Alentejo no contexto do PENSAARP 2030”, que se realizou no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P, que foi encerrado pelo Vogal da autoridade de gestão do Programa Regional Alentejo 2030.
Este evento , organizado pela Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), teve como propósito a reflexão entre os agentes do setor sobre os caminhos para uma gestão eficaz e eficiente dos serviços de água da Região do Alentejo em alinhamento com o Plano Estratégico para o Abastecimento de água e Gestão de águas Residuais e Pluviais 2030(PENSAARP 2030), contribuindo também para o uso mais sustentável dos recursos hídricos da região.
A APRH que é uma associação técnica e científica, sem fins lucrativos, cuja atividade se centra nos temas da Água, trouxe até ao Alentejo personalidades importantes nesta temática, tonando o evento um momento muito importante de reflexão sobre um tema tão atual como é a água.
Para além da Vice-Presidente Carmen Carvalheira, participaram na sessão de abertura Jorge Cardoso Gonçalves da APRH e Dália Loureiro da CESA-APRH seguindo-se depois a apresentação e discussão sobre o PENSAARP 2030: Desafios e Oportunidades para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo, com a participação que teve como moderador Paulo Chaveiro (CESA).
Jorge Mestrinho da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que falou sobre a situação atual, desafios e oportunidades para a melhoria da eficiência nas EG do Alentejo: Município de Montemor-o-Novo, já Rui Marreiros da autarquia de Beja falou sobre a EMAS de Beja, Rui Choças abordou a situação das Águas do Alto Alentejo e Ângela Romão sobre as Águas de Santo André.
Jaime Melo Baptista Lis-Water falou sobre a visão do PENSAARP 2030 no contexto das EG de pequena ou média dimensão, numa apresentação feita conjuntamente com Rita Amaral.
Dália Loureiro foi a moderadora do painel dedicado ao Caminho para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo no qual, Vera Eiró da ERSAR, falou sobre a melhoraria na eficiência no setor dos serviços de águas, a curto e a médio prazo, para assegurar a sua resiliência enquanto Helena Alegre do LNEC dissertou sobre as boas práticas de planeamento nas EG de serviços de águas para acelerar o contributo para a eficiência.
Antes do encerramento feito por Tiago Teotónio Pereira, Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 e que entregou outras elucidou os participantes sobre os mecanismos de financiamento regionais para apoiar na melhoria de eficiência nos serviços de águas do Alentejo falaram ainda Pedro Coelho, APA/ ARH Algarve sobre o percurso para a eficiência no setor urbano na região do Algarve através do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e André Matoso, APA/ ARH Alentejo sobre as medidas para o setor urbano no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo.