EMRIE: Aprovado projeto que impulsiona a Produção Sustentável de Minerais na Europa



A União Europeia aprovou o projeto EMRIE (European Mining Regions Innovation Ecosystems supporting the Circularity and Resource Efficiency), uma iniciativa de que visa redefinir o panorama da mineração sustentável no continente europeu. Este projeto ambiciona impulsionar a gestão responsável de recursos minerais, em consonância com os pilares da economia circular e da eficiência de recursos.

O projeto EMRIE concentra-se em fortalecer a produção doméstica de minerais estratégicos, alinhando-se com as diretrizes da Lei de Matérias-Primas Críticas (CRMA). As metas primordiais incluem o aumento da produção primária de minerais para, no mínimo 10% do consumo, e a elevação da taxa de reciclagem e reutilização para no mínimo 25%.

Para concretizar estes objetivos, o projeto irá delinear estratégias como a otimização do uso de recursos naturais, a promoção de princípios da economia circular, o desenvolvimento de planos e políticas eficientes de uso de terrenos, e a transformação de resíduos de mineração em recursos valiosos.

A colaboração é um pilar central do EMRIE, integrando a CCDR Alentejo, I.P. um consórcio de 11 parceiros de diferentes regiões europeias com depósitos minerais de relevância estratégica. O projeto conta com um orçamento de 1.892.301 euros e será implementado entre 1 de maio de 2025 e 31 de julho de 2029.

A implementação do EMRIE representa um avanço significativo para a sustentabilidade da indústria de mineração na Europa. Ao promover a gestão responsável de recursos e a economia circular, o projeto contribuirá para a redução da dependência de importações, o fortalecimento da resiliência e estabilidade económica, e a mitigação dos impactos ambientais negativos da mineração. O EMRIE representa, desta forma, um passo importante rumo a um futuro mais sustentável para a Europa.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.