O programa Interreg Atlantic Area aprovou o seu único investimento de “importância estratégica”, uma classificação estabelecida pela Comissão Europeia para destacar os investimentos mais representativos no ciclo 2021-2027. Numa parceria internacional que junta instituições portuguesas com parceiros espanhóis, franceses e irlandeses, o projeto GRAAL – Governance and Regional Atlantic Area Lighthouse procurará aumentar a visibilidade dos resultados alcançados pelo Interreg Atlantic Area em projetos de proteção ambiental e adaptação às alterações climáticas.
Com este projeto, o financiamento europeu do Interreg Atlantic Area mobiliza 11 parceiros, liderados pela instituição francesa Cerema – Centro de Estudos sobre os Riscos, o Ambiente, a Mobilidade e o Urbanismo. De Portugal destaca-se a participação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo. Haverá, ainda, a participação de 12 parceiros associados, que não beneficiam do reembolso europeu, mas participam com a troca de conhecimentos. É o caso da CCDR Alentejo, I.P., da Área Metropolitana de Lisboa e do Turismo de Portugal.
No GRAAL, os parceiros propõem-se a trabalhar em torno de 5 áreas temáticas – energia, poluição oceânica, clima e riscos, natureza e turismo sustentável – e 3 pontos transversais: digitalização e inovação, economia circular e governação. O objetivo é tirar lições dos projetos apoiados pelo Interreg Atlantic Area e propor estratégias de políticas públicas, nomeadamente para uma maior coordenação entre programas europeus na região atlântica.
Investimento 4,3 M€
Apoio Europeu 3,2 M€
Duração Abril de 2025 a Junho de 2029