CCDR Alentejo, I.P. reforça papel dos sistemas extensivos na 44.ª Reunião da SPPF em Castro Verde



Nos dias 3 e 4 de abril de 2025, Castro Verde acolheu a 44.ª Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), subordinada ao tema “Sistemas agropecuários extensivos da região do Campo Branco”. O evento reuniu investigadores, técnicos, agricultores e representantes institucionais para debater práticas sustentáveis e partilhar conhecimento no setor pratense e forrageiro.

Durante a sessão de abertura, o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.) destacou o valor estratégico dos sistemas agropecuários extensivos, sublinhando a sua importância na sustentabilidade ambiental, coesão territorial e resiliência das comunidades rurais. “Aqui, no Campo Branco, encontramos uma expressão concreta de um futuro possível”, afirmou, defendendo uma maior valorização destes sistemas nas políticas públicas, como a Política Agrícola Comum (PAC).

Roberto Grilo apelou a uma abordagem política mais próxima do território, baseada no diálogo com os atores locais e na valorização do conhecimento técnico e científico. Encerrou a sua intervenção com uma saudação à SPPF pelo papel desempenhado na aproximação entre ciência, prática e política, expressando o desejo de que esta reunião marque “um novo ciclo de afirmação dos sistemas extensivos em Portugal”.

 Já no dia 4 de abril, às 14h30, o Eng.º Francisco Pimenta, Diretor da Unidade de Agricultura e Pescas também em representação da CCDR Alentejo, I.P., participou na mesa redonda “Perspetivas futuras do apoio agroambiental de Castro Verde”, que abordou os desafios e oportunidades para a manutenção dos apoios agroambientais, essenciais para a valorização e proteção dos sistemas extensivos da região. A reunião incluiu ainda comunicações orais, apresentação de posters científicos e momentos de convívio e troca de experiências. A SPPF, fundada em 1979, tem como missão promover a investigação, o desenvolvimento técnico e o intercâmbio de conhecimento neste setor, contribuindo para a modernização e sustentabilidade da agricultura nacional. continuando a afirmar-se como uma plataforma de ligação entre ciência, prática agrícola e política, promovendo a sustentabilidade e o progresso do setor.

Fotografias Município de Castro Verde

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.