A Andaluzia, o Alentejo e o Algarve fazem parte do território elegível do Programa Transnacional SUDOE, cuja terceira convocatória para apresentação de candidaturas está aberta até às 12 horas do dia 21 de Setembro com uma dotação FEDER de 22.900.000 euros. As respetivas bases prevêm um procedimento de seleção em duas fases.
As áreas cobertas e respectivas dotações FEDER para a presente convocatória de apresentação de candidaturas são:
As candidaturas devem respeitar as seguintes características base:
“60 Minutos com SUDOE”
O Programa prevê encontros on-line durante as duas primeiras semanas de setembro, para ajudar os candidatos na preparação das candidaturas, devendo os interessados efectuar a sua inscrição prévia no site do Sudoe. Essas reuniões podem ser realizadas em espanhol, francês ou português.
Trata-se de mais uma excelente oportunidade para os agentes regionais participarem num dos programas da cooperação territorial europeia com maior interesse regional, que abre portas à colaboração interinstitucional, em domínios de particular interesse e importância como os da competitividade das PME, eficiência energética e alterações climáticas, temas a que o Alentejo, e as euroregiões que integra, a EUROACE e a EURO AAA, são particularmente sensíveis, e a que este convite à apresentação de candidaturas ao Espaço SUDOE procura dar visibilidade, financiando a mobilização colectiva dos seus agentes.