O Concelho de Castro Verde foi classificado pela UNESCO, em14 de junho, como Reserva da Biosfera, inscrevendo-se assim na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tornando-se desta forma na 1ªReserva da Biosfera a sul do Tejo.
Esta distinção é o corolário de um intenso trabalho, da Câmara Municipal de Castro Verde, da Associação de Agricultores de Campo Branco e da Liga para a Proteção da Natureza .
A classificação como Reserva da Biosfera vem reforçar não só a distinção de sustentabilidade de um território único a nível regional, nacional e internacional, pela associação de elementos naturais e culturais, mas também de um modelo de desenvolvimento territorial ancorado no capital de saber da identidade e tradição com características dominantemente rurais.
A classificação agora atribuída a este território qualifica-o como um ativo regional reconhecido e com notoriedade, consolidando-se assim a estratégia de desenvolvimento da Região mediante a valorização do seu Património Natural e Cultural, o que deve ter como objetivos associados a melhoria da atratividade da região e a criação de oportunidades de negócios no âmbito da Conservação da Natureza, Turismo ativo ou cultural e da Agricultura sustentável.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo congratula-se com esta distinção da UNESCO, que é para todos nós motivo de orgulho.