Convocado o IX Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”



A Associação Extremadura para a UNESCO anuncia a nona edição do Prémio Internacional de Fotografia com o nome de Santiago Castelo, em homenagem ao presidente fundador da Associação Extremadura para a UNESCO. Este prémio, que reforça o seu carácter transfronteiriço entre Espanha e Portugal, pretende premiar as obras fotográficas que, dentro da liberdade criativa do seu autor, ofereçam novas visões da riqueza cultural, monumental, natural, ambiental, paisagística e humana dos territórios que integram a eurorregião EUROACE, ou seja, as regiões da Extremadura, em Espanha, e do Alentejo e Centro em PortugalUm amplo e vasto território internacional que ocupa um sexto da Península Ibérica e que oferece paisagens tão variadas e diferentes como a costa atlântica, os montados do Alentejo ou da Extremadura, com patrimónios de renome como Évora, Coimbra, Elvas, Mérida, Cáceres ou Guadalupe. As imagens apresentadas a concurso devem necessariamente ser captadas no território desta eurorregião EUROACE.

O prémio para esta oitava edição será de 4.000 euros para a obra vencedora e poderá ser atribuída uma Menção de honra de 600 euros ao autor selecionado com este galardão. Entre os objetivos que se pretendem conseguir com este prémio contam-se os seguintes:

  • Valorizar e promover a criação artística no campo da fotografia e o trabalho dos seus criadores, cujas obras oferecem novas formas de perceber o território da eurorregião EUROACE, ou seja: a Comunidade Autónoma da Extremadura e as Regiões Alentejo e Centro de Portugal.
  • Promover o legado cultural que engloba toda a eurorregião EUROACE, os seus espaços protegidos, a sua diversidade cultural, as suas paisagens naturais, os seus territórios como palco da criação artística baseada na fotografia.
  • Promover a colaboração e a manutenção de acções transfronteiriças baseadas no âmbito da Cultura e do Património.

Podem participar no prémio fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer nacionalidade, que apresentem a concurso um máximo de duas obras, das quais devem ser os autores materiais. As inscrições devem ser efectuadas online, antes da apresentação das obras físicas, através do formulário de inscrição disponível no site de gestão do concurso: www.mundoarti.com.  O regulamento pode ser consultado aqui e no website da Associação da Extremadura para a UNESCO.

O prazo para a apresentação de fotografias é de 24 de março 11 de maio de 2025 e a participação no concurso é totalmente gratuita. O Júri, que será de carácter internacional com representantes de cada uma das regiões participantes, fará uma pré-seleção com todos os trabalhos enviados através deste site, selecionando um máximo de 30 trabalhos que serão expostos. Os selecionados serão convidados a enviar as obras já realizadas e com elas a Associação Extremadura para a UNESCO, em colaboração com as regiões do Alentejo e Centro de Portugal, realizará uma exposição itinerante na wurorregião, começando na Extremadura no último trimestre deste ano.

A fim de facilitar o trabalho dos fotógrafos selecionados para a exposição e elegíveis para o Prémio, foram criados três pontos de recolha nas cidades de Cáceres em Espanha e Coimbra e Évora em Portugal. Tal como em anos anteriores e a partir de 2019, esta edição conta com o patrocínio e colaboração da Direção-Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e do projeto de cooperação transfronteiriça GIT EUROACE CON VIDA, que conta com financiamento europeu através do programa INTERREG POCTEP 2021-2027, bem como da Consejería da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta de Extremadura e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e Centro de Portugal.

Documentos

Bases do prémio em Português

Fonte: EUROACE

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.