Integrado no projeto REP PAE Transfronteiriça, cujo principal objetivo é estabelecer uma rede de apoio à criação de empresas, promover o espírito empreendedor e aumentar a competitividade das PMEs na região transfronteiriça, através da oferta de serviços e recursos que aproveitem as oportunidades de mercado entre a Extremadura e Portugal, a rede de espaços de coworking coordenada pela CCDRA, I.P, realizou três iniciativas que decorreram em Évora e Montemor-o-Novo.
A primeira destas iniciativas teve lugar na CCDR Alentejo, IP, no passado dia 22 de outubro e teve como tema “O papel dos espaços coworking: Desafios e oportunidades”.
Depois de Évora, foi a vez de Montemor-o-Novo receber a 12 de novembro, no Gandum Village, o evento que teve como tema “O Papel do Turismo na Rede de Espaços Coworking”, onde foi discutido a importância do turismo local como parceiro dos espaços de coworking e as oportunidades associadas aos nómadas digitais.
Finalmente no dia 6 de dezembro, na CCDRA, IP, em Évora, foi debatida a “A Importância de uma Marca na Estratégia de Desenvolvimento e Apoios aos Espaços de Coworking”.
Estas três iniciativas integradas no âmbito do Projeto “REDE PAE TRANSFRONTEIRIÇA” envolveu vários municípios do Alentejo e a participação de empresas das Extremadura.
A participação dos técnicos dos gabinetes de apoio ao desenvolvimento económico dos municípios, assim como dos pontos de contato dos espaços coworking foi de grande importância, dado o seu contacto próximo com o tecido empresarial local. Estes profissionais, ao atuarem como disseminadores de comunicação e de dinâmicas de intervenção, poderão facilitar a divulgação das iniciativas e assegurar uma maior articulação entre as necessidades do território e as soluções propostas pelo projeto.