A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa (ENMA) é um plano de ação que visa promover e facilitar a utilização de modos de transporte ativos, como caminhar e andar de bicicleta, no dia a dia das pessoas. O objetivo principal é tornar Portugal um país onde andar a pé ou de bicicleta seja uma opção atrativa e segura para se locomover, contribuindo para uma vida mais saudável, sustentável e com menor impacto ambiental.
PACOTE MOBILIDADE VERDE – PASSAGEIROS
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 134-C/2024, de 11 de outubro aprovou o Pacote Mobilidade Verde – Passageiros o que qualprevê o seguinte:
FUNDO AMBIENTAL | PROGRAMA PORTUGAL CICLÁVEL 2030
O Aviso n.º 23123/2024/2 – Apoio a projetos de construção de ciclovias no âmbito do Portugal Ciclável, encontra-se aberto para candidaturas apresentadas por pares de Municípios, Comunidades Intermunicipais ou Empresas Municipais ou intermunicipais em que os mesmos deleguem as respetivas competências, e destina-se à construção de ciclovias descritas no “Subprograma 1 – Ciclovias de Interconexão entre Aglomerações Relevantes” ou no “Subprograma 2 – Ciclovias em aglomerações relevantes contíguas” do Programa Portugal Ciclável 2030.
Data limite para candidaturas até 29/11/2024
Mais informações em Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente
FUNDO AMBIENTAL | ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVO PELA INTRODUÇÃO NO CONSUMO DE VEÍCULOS DE EMISSÕES NULAS NO ANO DE 2024
O AVISO N.º 22989/2024/2, de 17 de outubro prevê apoio à aquisição de diferentes tipologias de veículos ambientalmente mais sustentáveis:
Data limite para candidaturas até 31/12/2024
Mais informações em Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente
DOCUMENTO NORMATIVO PARA APLICAÇÃO DE ARRUAMENTOS URBANOS
O Documento Normativo para Aplicação de Arruamentos Urbanos, elaborado no âmbito da Medida E1-1 – Desenvolver e aplicar um guia de normas nacionais para intervenções físicas da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, visa divulgar boas práticas definindo normas a orientar tecnicamente os municípios e as entidades gestoras no planeamento e projeto de vias e na hierarquização da rede viária. É composto por 4 fascículos: