A exposição da VI edição do Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, foi inaugurada no dia 12 de julho na Casa da Cultura de Marvão.
Este Prémio que foi criado em 2017, alargou-se em 2019 a toda a Eurorregião EUROACE – Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura espanhola, como matriz e espaço de acolhimento da expressão criativa associada à fotografia.
A exposição que estará patente ao público até ao próximo dia 30 de agosto, tem entrada gratuita, e é composta por 29 das obras finalistas desta sexta edição do prémio e constitui uma mostra fotográfica diversa, onde transparecem diferentes abordagens e perspetivas do vasto património natural e cultural desta Eurorregião.
O Júri constituído por Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo e designada para representar o Alentejo, Susana Paiva representante da região Centro, Júlio Vasquez, Presidente do júri, Javier Martínez Bueno, vencedor da edição de 2021 do Prémio e José Cebriá, atribuíram o primeiro prémio a Juan Carlos Martínez com a obra “Physical Landscape”, tendo sido igualmente atribuída uma menção honrosa a Paco Valverde Gámez “Antes del mundo. Cuarcitas-Paleozico-Ordovicico 485-Ma Las-Villuercas”.
Esta edição do Prémio conta com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Acão Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Interreg España-Portugal (POCTEP) 2021-2027. Participam também as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Centro.