Com a realização nos passados dias 20 e 21 de outubro das 5ª e 6 ª e das 7ª, 8ª e 9ª aulas, respetivamente, foi concluída a terceira edição da ação de formação “Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas atribuições autárquicas”.
Esta formação enquadra-se num acordo de colaboração entre a CCDR Alentejo, responsável pelo leccionamento das matérias, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a ESRI Portugal, e nesta 3ª edição volta a contar também com o envolvimento da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e a participação de técnicos das autarquias de Alandroal, Borba, Évora, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo.
Como principal objetivo da 5ª aula destaca‑se a capacitação dos formandos para proceder, no âmbito de um projeto de SIG, à importação e ligação de dados provenientes de diferentes fontes de informação, enquanto na 6ª aula se pretende transmitir aos formandos informação sobre as principais fontes de dados de informação geográfica na internet, quer sob a forma de ficheiros suscetíveis de descarregamento, quer através da incorporação de webservices (web map services e web feature services).
Salienta-se ainda como principal objetivo das 7ª e 8ª aulas a capacitação dos formandos para proceder à conceção e desenvolvimento global de um projeto de SIG, pondo em prática todos os procedimentos que foram sendo lecionados e que se revelem aplicáveis no projeto final. Para a 9ª e derradeira aula foi reservada a apresentação dos traços fundamentais da atual estrutura do SIG da CCDR Alentejo e das funcionalidades do respetivo portal de informação geográfica.
Traduzindo o excelente acolhimento que a realização desta edição da formação em SIG teve como contributo para a valorização das capacidades dos participantes, prevê-se a realização de novos ciclos formativos para o próximo ano de 2023.