A CCDR Alentejo promoveu hoje, dia 3 de abril, às 11h, um Seminário sobre o Aeroporto de Beja. Neste evento foi apresentado o vídeo Institucional da Plataforma Cidadã “SIM ao Aeroporto de Beja”.
Em cerca de 3 minutos é apresentado o potencial deste Aeroporto Internacional, bem como a importância estratégica deste para a região e para o país, nomeadamente enquanto entreposto complementar para os aeroportos de Lisboa e de Faro.
Desde 2018 a Plataforma Alentejo agora Plataforma Cidadã vem trabalhando na defesa da crescente utilização do Aeroporto de Beja e da conclusão das acessibilidades terrestres, nomeadamente no que respeita à linha do Alentejo casa Branca – Beja– Ourique/Funcheira.
Este Aeroporto é fundamental para Sines e para o Alqueva não só em termos de agricultura e indústria mas também para o turismo, explorações mineiras, etc. permitindo igualmente um transporte de qualidade às populações.
Com a eletrificação e modernização da linha ferroviária do Alentejo, o país fica com ligação Lisboa-Faro e Sines-Elvas-Badajoz, bem como uma ligação direta ao Algarve e à Extremadura (Espanha) permitindo uma circulação segura e eficaz tanto para mercadorias como para passageiros.
Contribuirá não só para a coesão territorial como para a proteção do ambiente e a criação de emprego contribuindo em larga escala para a inversão da desertificação e do envelhecimento populacional.
Para que tal possa ser uma realidade, importa que no quadro do PNI 2030 e/ou do PRR sejam previstas as obras do troço Beja-Ourique/Funcheira, pouco mais de 50 kms mas que farão certamente toda a diferença.