A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) vai receber, entre os dias 19 e 23 de Março, uma delegação cipriota turca, que mostrou interesse em tomar contacto com a realidade sócio económica do Alentejo.
A visita desta delegação realiza -se com o apoio do projecto TAPS, que é um programa de Assistência Técnica a entidades locais. Esta Delegação é composta por representantes de entidades relacionadas com o desenvolvimento das PME, Câmaras de Comércio, Indústria e Artesanato e que procuram aumentar a competitividade do sector privado cipriota, pretendendo conhecer os aspectos que se relacionam com a inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia e produtos regionais de excelência, como os vinhos, azeites, laticínios e cortiça.
Trata-se de uma visita de carácter exploratório, com a qual procuram aumentar os seus conhecimentos sobre a realidade e o modelo de desenvolvimento alentejano que têm acompanhado com interesse.
A CCDRA acolhe assim a organização desta visita, proporcionando aos seus membros um contacto com a realidade institucional na gestão de Fundos da União Europeia, nomeadamente no âmbito do ALENTEJO 2020, sendo que o Presidente da CCDRA é também o Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional ALENTEJO 2020, possibilitando assim um contacto directo, no sentido de melhor completar a informação que a delegação pretende conhecer.
Foi desenhado um programa que levará os delegados a tomar contacto com agentes e entidades regionais que estão directamente implicados no modelo regional de desenvolvimento, nomeadamente a Universidade, o NERE, a ADRAL, o PACT e a EDIA e, na vertente empresarial, com a Fundação Eugénio de Almeida, a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e empresas ligadas ao sector da cortiça e dos laticínios tradicionais.